Domingo, 14 de Julho de 2024
Tecnologia Google

Wear OS 5 ganha prévia para desenvolvedores; veja novidades

Prévia para desenvolvedores do Wear OS 5 promete ganhos na economia de bateria em relação à versão anterior do sistema do Google para relógios

17/05/2024 02h39
Por: Redação
André Lourenti Magalhães
André Lourenti Magalhães

O Google lançou uma prévia para desenvolvedores do Wear OS 5, nova geração do sistema operacional para smartwatches com base no Android 14, durante o Google I/O. A atualização foca na economia de bateria e traz alguns ajustes no desenvolvimento de novos mostradores.

O novo sistema é um forte indício de que a Gigante de Mountain View deve preparar um ciclo anual de grandes lançamentos do Wear OS — houve uma diferença de dois anos entre as versões 3 e 4, e o intervalo foi composto por alguns updates pontuais. O Canaltech listou algumas das novidades anunciadas na prévia do sistema para os relógios:

Bateria mais duradoura

O Wear OS 5 é focado em melhorar o desempenho da bateria nos relógios compatíveis, especialmente durante as atividades físicas: em comparação com o antecessor Wear OS 4, o Google informa que a versão consome até 20% a menos da carga do dispositivo ao correr uma maratona a céu aberto.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Publicidade

Além disso, a empresa criou uma documentação para desenvolvedores otimizarem o consumo de apps.

Mudanças no Formato do Mostrador

O Google criou o Formato do Mostrador do Relógio no Wear OS 4 para facilitar o desenvolvimento das interfaces e notou um sucesso imediato — de acordo com a empresa, 30% das aparências disponíveis na Play Store já usam a documentação.

O sistema vai aplicar uma série de restrições para os mostradores feitos em outras plataformas e, a partir de 2025, o Google Play vai aceitar apenas o envio de mostradores feitos com essa estrutura.

Suporte ao gerenciador de senhas

Durante outra conferência no Google I/O, a Gigante de Mountain View ainda revelou que o Wear OS 5 será compatível com o gerenciador de senhas da empresa — isso inclui opções para autenticar o login pelo relógio, carregar credenciais rapidamente e até usar passkeys no dispositivo. A novidade será liberada numa versão futura do Wear OS 5 QPR.

Quando chega?

A empresa ainda não divulgou uma data de lançamento, mas confirmou que a grande atualização chega ainda neste ano. Enquanto isso, você pode conferir outras novidades anunciadas para o ecossistema Android .

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.