Domingo, 14 de Julho de 2024
Tecnologia Antena Tv

Preciso trocar minha antena parabólica tradicional pela digital? Entenda

Prazo para realizar a substituição das antenas, que em muitos casos pode ser feita de graça, termina neste ano

05/07/2024 02h58
Por: Redação
Preciso trocar minha antena parabólica tradicional pela digital? Entenda

Você já trocou a antena parabólica tradicional pela versão digital? Pois saiba que o prazo para realizar a substituição, que em muitos casos pode ser feita de graça, termina ainda neste ano. Quem não realizar a troca vai perder o sinal e não conseguirá mais assistir a TV aberta.

Interferências e até queda de sinal

Todos os sinais das parabólicas antigas serão desligados até dezembro. No entanto, no caso da Globo, as antenas conectadas aos receptores analógicos vão ficar sem o sinal a partir do dia 18 de agosto.

A interrupção foi definida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e faz parte das regras para o início das operações do 5G no Brasil. Isso acontece porque a nova geração da internet móvel opera na chamada Banda C, que é a mesma de faixa de frequência do sinal de TV de canais abertos, transmitido para as parabólicas tradicionais.

Exemplo de antena parabólica que precisa ser trocada (Imagem: Bruno Martins Imagens/Shutterstock)

Quando transmissões diferentes usam frequências muito próximas, os equipamentos sofrem interferência, deixando imagens com “chuvisco” e podendo até resultar na queda da conexão. Esses problemas já são registrados por pessoas que ainda não realizaram a troca das parabólicas antigas e vivem em cidades onde o 5G já está ativado.

Já a antena parabólica digital, que é menor é feita com uma chapa rígida, opera em uma outra faixa, livre dessas interferências. 

Substituição precisa ser feita em função do início das operações do 5G no Brasil (Imagem: Rodrigo Mozelli (gerado com IA)/Olhar Digital)

Como trocar sua antena parabólica

  • Pacotes com a antena digital, o receptor do sinal e os cabos são vendidos pela internet e em lojas físicas, principalmente de material de construção e equipamentos eletrônicos.
  • Mas famílias inscritas em algum programa social do governo federal e que usam parabólicas antigas podem receber uma antena nova, sem nenhum custo.
  • Você pode conferir se a sua antena parabólica precisa ser trocada, além de todas as informações sobre as mudanças, no site sigaantenado.com.br.
  • Também é possível ligar pelo telefone 0800-729-2404.
  • Lembrando que modelos como as externas conhecidas como “espinha de peixe” e as antenas internas, já contam com sinal digital e não precisam ser substituídas.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.